quinta-feira, dezembro 22

Chuvas de Dezembro

Nesta época do ano é muito comum cair tempestades de chuvas durante o mês inteiro. Em Belo Horizonte durante três dias choveu o equivalente a trinta dias(um mês comercial), choveu até pedra, eram pequenas mas mesmo assim deu medo. Essas chuvas são péssimas, pois causam a perda das produções agrícolas, causa enchentes, casas desmoronam(como em Santa Catarina), morros descem(como em Belo Horizonte no bairro Buritis), entre outras tragédias. Essas chuvas são causadas pelos desmatamentos, mesmo sendo comum chover no mês de Dezembro, em três dias chover o equivalente a um mês comercial não é normal.

  • Cuidados que devemos ter com as chuvas enquanto você está dirigindo:(FONTE)
  1. Acenda o farol baixo. Além de melhorar a visão, o veículo de trás poderá se guiar melhor com as luzes vermelhas e evitar a colisão.
  2. Se estiver em movimento, NUNCA ligue o pisca alerta. Ele só deve ser acionado quando o carro estiver parado.
  3. Diminua a velocidade e mantenha uma distância mínima de oito metros do veículo da frente.
  4. Não freie bruscamente e nem faça manobras perigosas.
  5. Quando acionar o pára-brisa, use-o com o esguichador. Mantenha a velocidade do limpador de pára-brisa no mesmo nível que o volume de água. As palhetas devem ser trocadas uma vez por ano e o reservatório deve sempre ter água mesclada com detergente neutro ou aditivos.
  6. Quando os vidros começarem a embaçar, passe um pano limpo dentro do carro(ou, se você tiver uma filha que usa boina, pode pegar também! PS: aconteceu comigo, e foi muito engraçado!!!). Jamais use as mãos, pois a gordura natural da pele só piora a situação. Tente deixar os vidros uns dois dedos abertos para criar uma circulação do ar(se você não tiver aquele protetor que coloca no carro, coloque suas mão para se proteger da água que vai te molhar e depois, o ar-condicionado pode ser ligado e você pode ficar gripado e morrendo de frio!!). Ligue o ar-condicionado. O carro deve esfriar por dentro para desembaçar os vidros.
  7. Caso os vidros já estejam embaçados, o processo será inverso  ==>  ligue o ar quente.
  8. Não pense duas vezes antes de parar o carro no acostamento e esperar a chuva diminuir e/ou parar
Chuva
  • Cuidados que devemos ter durante chuvas com raio:
  1. Se você está na praia, saia imediatamente da água.
  2. Evite áreas descampadas, como campos de futebol e quadras.
  3. Dentro de casa: evitar o banho(só durante a chuva de raio viu??!! pelo amor de Deus, ninguém se esqueça de tomar banho depois ou antes da chuva começar!!!), não usar telefones, evita ficar próximos de tomadas, evitar ficar perto de objetos metálicos grandes, como geladeira.
  4. MITO:  “Usar objetos metálicos pequenos, como a faca, uma tesoura é mito. Isso não atrai o raio. A pessoa não está correndo mais risco por estar portando um objeto desse tamanho. Espelhos também não atraem raios”. Já a história de que um raio não cai duas vezes no mesmo lugar é equivocada. “Esse é o maior mito que existe no Brasil. Na verdade, um raio cai duas, três, quatro, cinco, dez vezes no mesmo lugar. Em lugares onde tem muitos raios, eles costumam cair no mesmo lugar várias vezes”, esclarece Osmar Pinto, especialista de raios do Inpe.
Ficou a dica né pessoal?? Qualquer dúvida, me falem....

Beijinhos

Atena

Um comentário:

Anônimo disse...

nó atena, hj fez um solzão aki em bh aí d tarde foi lá e chuveu.... foi taum ruim...