sexta-feira, setembro 30

História

Pessoal, sei que já escrevi sobre esse assunto, nesse post, só que me pediram para fazer um resumo pro povo estudar..(ê galera preguiçosa hen...)... Mas, bora lá...(E, É BEM GRANDE JÁ QUE É O RESUMO DE 2 CAPÍTULOS GRANDES TAMBÉM....)

Em 1806, Napoleão Bonaparte, um grande estrategista e o imperador do grande império francês, decretou o Bloqueio Continental com a Inglaterra, que consistia em os países europeus não deveriam fazer comércio com a Inglaterra, já que ele não conseguia derrotá-la militarmente já que era muito boa em questões civis e militares(grande força militar) e a sua localização geográfica(que era uma ilha banhada de água por todo o seu litoral...claro). Como os portugueses não cumpriram, já que possuíam uma grande dívida com a Inglaterra, eles não seguiram tal bloqueio, e então Bonaparte mandou invadir Portugal. Mas, Portugal e Inglaterra já estavam imaginando que isso ocorreria e, as escondidas, estavam se encontrando para fazer acordos de segurança. Dom  João VI, sua mãe e rainha Dona Maria e membros da corte portuguesa fugiram para a Colônia Portuguesa. Com, a chegada da família real no Brasil, D. João assinou a abertura dos portos para nações amigas( INGLATERRA) extinguindo o pacto colonial, que consistia na exclusividade de compra e venda de matérias-primas e produtos da Metrópole Portuguesa e a Colônia Brasileira. E como era uma colônia com sua maioria de indígenas(população local) e alguns membros da elite, houveram muitas mudanças:

  • tiveram que criar novos bairros devido o aumento populacional, chegaram cabeleireiros franceses, lojas de roupas, tabacarias, joalherias, chapelarias, entre ouras inúmeras novidades que seriam usufruídas por uma pequena parte da população.
  • Houveram também a criação do Arquivo Central(onde reunia projetos políticos, mapas, cartas), a Imprensa Régia, o primeiro jornal - Gazeta do Rio de Janeiro -, a inauguração do Observatório Astronômico, o Jardim Botânico e a Biblioteca Real. Lembrando que a imprensa era limitada, para não haver a propagação das ideias da Revolução Francesa.
Até antes da chegada da Família de Bragança(a família Real), nenhum cientista poderia vir para o Brasil sem a autorização do Rei, só que ao chegar ao Brasil, D. João autorizou todos os países a virem para o Brasil, e estudar a fauna, a flora, a geografia, a geologia e a etnologia do território. Houveram também as missões artísticas:

  • Em 1816, a Missão Artística Francesa que tinha como objetivo embelezar a cidade do Rio de Janeiro e ensinar a arte;
  • E, em 1817, a Missão Austríaca que documentou o Brasil em forma de arte.
D. João assinou, em 1810, dois tratados:

  • o de Aliança e Amizade
  • e o de Comércio e Navegação
e, esses tratados favoreciam à economia inglesa, já que as tarifas alfandegárias eram de

  • 15% para os produtos ingleses
  • 16% para os produtos portugueses
  • e 24% para os produtos das demais nações
Com isso, também atardou o processo de industrialização na colônia, já que não tínhamos recursos, tecnologia e os produtos ingleses eram mais baratos e melhores.
D. João também criou o Banco do Brasil, a Casa da Moeda, escolas como a da Marinha, Médico-Cirúrgica e a Médica do Rio de Janeiro, melhorias no saneamento básico e a política expansionista.
E 1815, o Congresso de Viena restabeleceu as antigas monarquias, mas a de Portugal, eles não reconheceram, já que estavam do outro lado do Oceano, então D. João elevou o Brasil a condição de Reino Unido a Portugal e Algarves tornando a sua permanência no Brasil.
Em Pernambuco , houve a Insurreição Pernambucana que consistia em se separar do governo do Brasil, o governo ser uma república e institui um governo provisório que tinham os princípios de liberdade, de consciência e de culto. As suas causas foram:

  • regalias que os portugueses tinham 
  • e a presença muito grande de portugueses
Com a perda do monopólio do comércio brasileiro e dos privilégios dos portugueses, Portugal estava com uma economia na beira da falência. Houve, em 1820, a Revolução do Porto que exigia a volta imediata do D. João e a convocação da Assembleia Constituinte. D. João voltou para Portugal, as Cortes foram convocadas e deu início a nova Constituição - a passagem da monarquia para a ordem liberal -  e deixou, no Brasil, seu filho D. Pedro como príncipe regente da Colônia.



Bom, acabou o primeiro capítulo que eu queria falar, e agora vai começar o segundo que é mais rapidinho...



Com a abertura dos portos, com o fim do Pacto Colonial e a elevação do Brasil para Reino Unido a Portugal e Algarves,  o Brasil não poderia mais ser considerado uma colônia.
No Brasil, haviam dois partidos(grupos de opiniões):

  • Partido Português: composta por comerciantes, funcionários públicos e alto escalão do Exército. Defendia o retorno de D. Pedro a Portugal e a implementação de medidas recolonizadoras
  • Partido Brasileiro: comerciantes, latifundiários, e profissionais liberais. Interesses dos que se beneficiaram com as mudanças da vida brasileira.
No dia 9 de Janeiro D. Pedro recebeu um abaixo-assinado com centenas de de brasileiros para permanecer no Brasil e essa data ficou conhecida como o dia do Fico.
No dia 7 de Setembro D. Pedro declarou a Independência do Brasil no alto da colina do Rio Ipiranga.
A elite tinha que assegurar a sua estabilidade na política. E, o poder era dividido em

  • Legislativo
  • Judiciário
  • Executivo
Como a Assembleia Constituinte queria limitar o poder de D. Pedro, ele a fechou e colocou mais um poder

  • o Moderador que dava ao rei o absolutismo
A Confederação do Equador tinha o objetivo de colocar o fim do tráfico negreiro e instalar uma república democrática, os revoltosos foram presos e alguns mortos.
D. Pedro, no início do governo, era muito popular, mas depois começaram as revoltas, as guerras. Aproveitando tais desastres ele voltou para Portugal para honrar o nome de sua filha- Maria da Glória - já que seu irmão D. Miguel deu um golpe de estado e tomou o trono português. Deixou no Brasil, o seu filho D. Pedro de Alcantra como príncipe regente, mas como ele só tinha 5 anos, ele teve que eleger 3 regentes, havendo a Regência Provisória, pelo voto censitário.


FIM

Bjoss e tô atrasada..

Atena