quinta-feira, julho 28

Revolução Francesa faz 217 anos

A Bastilha, que era uma prisão muito absolutista e
opressora, era para onde o rei mandava as pessoas
que não concordavam com ele.
Oi pessoal, 
Tudo bem?
Vamos falar um pouco sobre a Revolução Francesa, já que hoje ela completa 217 anos, e ela foi muito importante na história Francesa e um pouco aqui para o Brasil.
A guilhotina
Em 1794 neste dia, foi a morte de Robespierre e a maioria dos jacobinos na guilhotina(à quem não sabe, a guilhotina era um “aparelho” que possuía um lâmina bem afiava e que matava as pessoas no pescoço). A Revolução Francesa, no início tinha o objetivo de acabar com os privilégios do 1º e do 2º estado(o clero e a nobreza respectivamente). A sociedade francesa era dividida em 3 ordens ou estados, o 1º(o clero), o 2º(a nobreza) e o 3º(a plebe). 
O Imperador Napoleão I
Mas, depois que a burguesia conseguiu o seu objetivo que era de acabar com os privilégios do 1º e do 2º estado, o “plano” mudou, e passou a ser à defender os interesses da burguesia. Com isso, a França foi invadida pelo jovem general Napoleão Bonaparte, que virou o primeiro-cônsul e depois se nomeou o imperador da França.
Isso mesmo, ele mesmo se coroou o imperador da França, pois não queria aquela demora das cerimônias. Napoleão fez diversas melhorias para a França e criou o Código Napoleônico.
O Código Napoleônico
O Código Napoleônico era um documento que destacava a autoridade do marido na família sobre os filhos e a esposa, e no trabalho, a autoridade do patrão sob os empregados, para evitar greves.
Napoleão invadiu vários territórios europeus, mas não conseguia invadir e conquistar a Inglaterra.
Já que ele não conseguia afetar a Inglaterra militarmente, ele optou por afetá-la economicamente, criando o “Bloqueio Continental”.
O Bloqueio Continental consistiu em que ninguém poderia comprar mercadorias da Inglaterra. 
Com o Império muito grande, Napoleão não conseguiu administrá-lo, a Inglaterra invadiu o Império e Napoleão foi deposto. 
Bom, acho que deu para descobrir um pouquinho sobre a Revolução Francesa e uma parte do Império Napoleônico né??!!
E, alguma dúvida, perguntem, e se quiserem complementar, podem....
Beijinhos


Atena