quarta-feira, janeiro 11

Energético

Época de férias, os adolescentes vão para a balada. Alguns costumam beber energético, então a pergunta:  

INGERIR ENERGÉTICO FAZ MAL?

Em excesso, sim. Os energéticos são compostos, principalmente, de cafeína, taurina, carboidratos, vitaminas do complexo B e açúcar, ingredientes que aumentam o estado de alerta da mente e do corpo. Mas, a partir da segunda lata, podem causar insônia, nervosismo, agitação, dores de cabeça e ansiedade. Misturar com bebidas alcoólicas também não é uma boa: o energético mascara a sensação de embriaguez, mas o efeito do álcool continua o mesmo, então a coordenação motora e a visual diminuem sem você perceber!

  • Cérebro ligadão: Os ingredientes fazem a festa. A cafeína estimula o sistema nervoso central, inibindo a ação de um neurotransmissor do sono( adenosina ). Além disso, as vitaminas do complexo B ajudam no combate à sensação de cansaço. Já a taurina é um aminoácido que melhora a disposição, a atenção e o foco. A pessoa fica ligadona!! 
  • Beat acelerado: O energético faz o coração disparar .
  • Estômago irritado: Essa bebida não faz nada bem para o estômago, principalmente quando este está vazio. A cafeína pode deixar a pessoa com azia, gastrite ou até úlcera. 
  • Bexiga apertada: Estimula o rim a liberar mais rápido a água que está no seu organismo e colabora para a desidratação.
PS IMPORTANTÍSSIMO: eu não estou incentivando as pessoas a beberem energéticos, mas sim que, quando os ingerirem, prestar atenção e cuidado.

Atena