domingo, novembro 27

Período Regencial

Olá galerinha, estou aqui para falar mais um pouquinho de história!!! Também porque me pediram!! É bem grandinho e espero que ajude!!!


Única vez que a elite entrou no poder. O período Regencial foi um período de grande instabilidade política, e essas conflituosas. Havia um grupo político que defendia maior autonomia para as províncias e outro que defendia a centralização política.


Facções que procuravam divulgar seus pensamentos e objetivos políticos para mobilizar a opinião publica:

  •  Restauradores: defendiam o retorno de D Pedro I para o Brasil e a centralização do poder em suas mãos.
  •  liberais modernos: monarquia constitucional e do governo centralizado
  •  Liberais exaltados: democracia e estabelecer uma republica.
  • Guarda Nacional: milícia civil formada pela elite. Sua função era proteger os interesses da elite.
  • Código de Processo Criminal: autonomia aos juízes municipais, passando a ser eleitos nos próprios municípios.
  • Ato Adicional: conjunto de leis completamente liberal. Dá autonomia para as províncias. Mudou também a quantidade de regentes( a regência trina passou para regência una). Os moderadores se dividiram em :
  • Progressistas: favoráveis as determinações do documento
  • Regressistas: contra
Quando a Regência passou a ser Una, o Padre Diogo Antonio Feijó assumiu o cargo. Este apoiava a autonomia das províncias, no seu governo houve o inicio de duas grandes revoltas( a Cabanagem e a Farroupilha), e no final de seu governo perdeu o apoio do Parlamento, pois houve uma eleição para deputados em que o grupo dos regressistas ganhou.
Esses Regressistas iniciaram um processo de centralização política do Império. Havendo a Lei de Interpretação do Ato Adicional, que revogava os poderes delegados às províncias.

Revoltas Regenciais


  • Cabanagem:
Ocorreu na província do Grão-Pará. Formada por camponeses, índios, mestiços, escravos foragidos, trabalhadores pobres e uma minoria branca, contava com o apoio da aristocracia local. O objetivo era o direito à terra e o fim da escravidão. Alem das mais de 30 mil mortes houve a destruição das lavouras e das moradias dos cabanos.

  • Revolta dos Malês

Ocorreu na Bahia. Foi um movimento organizado pelos escravos muçulmanos. O objetivo era exterminar os brancos e todos aqueles que se mostrassem contrários ao movimento ou delatassem as lideranças.

  • Revolta dos Farrapos

Poderosos Pecuaristas X Governo Central.  A causa da rebelião foi uma medida alfandegária decretada pelo governo federal, que reduziu os impostos de produtos oriundos da região do Prata. O objetivo era conquistar maior autonomia , porém manter os vínculos com o Império e preservando seus interesses comerciais.

Economia no século XVIII no Brasil

O Brasil,no século XIX,  tornou- se o maior produtor e exportador de café do mundo. Eram utilizados latifúndios monocultures escravocratas. O clima da região do Vale do Paraíba favoreceu o desenvolvimento da cafeicultura, os brejos e pântanos drenados da Baixada Fluminense tornaram-se locais ideais para as primeiras plantações. Grande parte das culturas de cana do Oeste Paulista foi substituída por cafezais, onde também favoreceu devido ao solo de terra roxa.
O Brasil era formado por grandes fazendeiros e altos funcionários públicos, escravos, população pobre livre e as camadas médias urbanas.
Além do café, era produzido borracha, algodão, tabaco, cacau, cana, milho, feijão, mandioca e pecuária.



Leis:

  • Tarifas Alves Branco : com o objetivo de aumentar a arrecadação brasileira, o ministro Alves Branco aumentou os impostos.
  • Bill Aberdeen: lei dos ingleses tornava legal a apreensão de navios de qualquer nacionalidade.
  • Lei Eusébio de Queiroz :  no Brasil, a partir de 1850, estava proibido o tráfico de negros.

A Inglaterra pressionou o Brasil para suspender o tráfico negreiro, com isso, os negros estariam livres e poderiam comprar os produtos ingleses(claro que os ingleses queriam se prevalecer!!).

Com o fim do tráfico negreiro, o capital que era utilizado para este foi utilizado para outros investimentos, como bancos, estabelecimentos comerciais, navegação, companhias de seguro, transporte de gás e urbano. Isso favoreceu o aparecimento de indústrias no Brasil.

No Oeste Paulista houve a introdução de imigrantes(não só europeus mas japoneses também), esses imigrantes firam chamados pelos grandes barões do café, que falaram que pagariam a viagem e as necessidades, e depois os imigrantes teriam que pagar, mas não falou do altos juros. Com isso, os imigrantes estavam fazendo o papel de escravos.  Eles não podiam mandar cartas, mas alguns conseguiram e comunicou com o seu governo que interferiu e pediu o auxilio do governo brasileiro para supervisionar o trabalho dos imigrantes. Alguns barões que não conseguiam os imigrantes, faziam o comércio interno de escravos.

Algumas fotos:




Qualquer dúvida, perguntem!!

Beijinhos

Atena

sábado, novembro 26

Galerinha, onde é que vocês estão?? Kd os comentários??? Kd as visualizações???

Passive Voice and Conditionals

Inglês... língua estrangeira... muitas pessoas acham isso impossível, ou até mesmo muiiiiiiiiiito difícil. Mas, você não vai viajar para os States e vai falar certinho não?? Vai ter contrações, gírias, etc. Mas, vamos saber um pouco de gramática!!!!
Só isso!!!
Beijinhoos

Atena

Conditionals:


if+simple present ____________________ simple present
if+simple present ____________________ will+verb

if+simple past ____________________ would+verb

if+past perfect simple _______ would have+past participle



Passive Voice: (like the Portuguese)

obj+be+verb in participle+by+agent

ex: 
  1. Peter killed the wolf.               ==> The wolf was killed by Peter.
  2. Romeo kisses Juliet.                    ==> Juliet is kissed by Roemo.
  3. Romeo will dance with Juliet   ==> Juliet will be dance with Romeo.
  4. Romeo saw Juliet                       ==> Juliet was seen by Romeo.

sexta-feira, novembro 25

Vírgula, Conjunção e Crase

Português é bem difícil, então fiz esse resumo de uma matéria complexa mas que fica fácil aqui!!!

Vírgula


  • Emprega-se a vírgula
  1. termos com a mesma função sintática. EX: Eu, minha mãe e meu pai viajamos em Outubro.
  2. isolar vocativo. EX: Clara, preste atenção!
  3. isolar aposto. EX: Brasília, a capital do Brasil, foi planejada.
  4. isolar adjunto adverbial deslocado. EX: Ontem, recebi a prova de física.
  5. isolar expressões explicativas(ou seja, isto é, por exemplo, a saber, ou melhor) EX: Gastamos R$10,00, ou seja, o que tínhamos. 
  6. separar orações coordenativas, ou seja, uma oração em sequência da outra. EX: Liguei o computador, olhei o blog, fiz um post, li os comentários e desliguei o computador.
  7. separar orações intercaladas, ou seja, uma oração dentro da outra. EX: Cubatão, que já foi uma cidade muito poluída, é muito habitada.
  8. separar orações coordenativas ligadas pela conjunção "E", com sujeitos diferentes. EX: Maria dormiu, e Cláudio estudou.
  9. isolar nomes de lugares nas datas(tipo em cartas). EX: Miami, 26 de Novembro de 2011.
  10. isolar predicativo do sujeito com o verbo implícito. EX: A menina, triste, foi para casa.
  11. Antes de "ETC". EX: Escrevi posts sobre adolescentes, animais, matérias, etc.

Conjunções Coordenativas e Subordinativas


            Conjunções Coordenativas



Sentido
Conjunções
Aditiva
adição, soma
e, nem, e não
Adversativa
contraste
mas, porém, todavia, contudo, no entanto, entretanto
Alternativa
exclusão
ou, ou...ou, ora...ora, já...já, quer...quer
Conclusiva
conclusiva
logo, pois, portanto, por isso, então, assim
Explicativa
explicativa
que, porque portanto, pois

Conjunções Subordinativas Adverbiais



Sentido
Conjunções
causal
causa, motivo
porque, como, visto que, já que
comparativa
comparação
como, que, assim como, (mais, menos) do que
concessiva
impedimento, concessiva
embora, ainda que, mesmo, se bem que
conformativa
confirmar
conforme, como, segundo
consecutiva
consequência
(tão, tal, tanto) que, de modo que
final
finalidade
para que, a fim de que
proporcional
ao mesmo tempo
à medida que, à proporção que
temporal
tempo
quanto, antes que, depois que, logo que
condicional
condição, limite
se, caso, contanto que, desde que, a menos que



Crase

  • UTILIZA:
  1. Trocar a palavra feminina por uma masculina, se achar "AO" coloca a crase. EX: A garota foi à festa.(substituição: O garoto foi ao baile.)
  2. Nome próprio de lugar: trocar por "voltar" e se achar "DA" coloca a crase. EX: Fui à Disney(substituição: Voltei da Disney)  PS: CASO QUALIFICADO É OBRIGATÓRIO UTILIZÁ-LA.
  3. Pronome demonstrativo, trocar por "este"(s), "esta"(s) ou "isto"(es) e achar "A" depois coloca.EX: Comprei aquele apartamento(substituição: Comprei este apartamento, logo, não tem crase!!)
  4. Antes de hora exata. EX: São 9 horas da manhã.
  5. Antes de locução feminina. EX: à noite, às vezes
  6. Moda ou maneira implícita. EX: Escrevo à Meg Cabott(Escrevo à maneira de Meg Cabott)
  • NÃO USA
  1. Hora indeterminada. EX: Acordei a uma hora qualquer.
  2. Antes de verbo. EX: Estava disposta a comentar no blog.
  3. Antes de palavras masculinas. EX: andar a cavalo.
  4. Antes de pronomes pessoais, demonstrativos(exceto senhora, senhoria e dona), demonstrativo(essa[s], esta[s]), interrogativos.
  5. Antes de pronomes e artigos indefinidos. EX: Viajei a uma cidade distante daqui.
  6. Palavras repetidas. EX: dia a dia
  7. "A" significando "ATÉ". EX: de 01 de Dezembro a 20 de Janeiro.
  8. Antes de palavras no plural. EX: Falar a pessoas estranhas é perigoso.
  • FACULTATIVO
  1. Pronome possessivo feminino
  2. Nome próprio feminino(quando este é qualificado o uso da crase é obrigatório)
  3. Depois da preposição "ATÉ"
  • CASOS ESPECIAIS
  1. Casa: a) sem qualitativo=sem crase   b) com qualitativo=com crase
  2. Terra: a) sentido de se opor a estar a bordo=sem crase    b) sentido de chão, origem=com crase
  3. Distância: a) indeterminada=sem crase    b) determinada=com crase
Acho que deu para ajudar né pessoal??? Qualquer dúvida perguntem!!!

Beijinhoos

Atena