domingo, novembro 27

Período Regencial

Olá galerinha, estou aqui para falar mais um pouquinho de história!!! Também porque me pediram!! É bem grandinho e espero que ajude!!!


Única vez que a elite entrou no poder. O período Regencial foi um período de grande instabilidade política, e essas conflituosas. Havia um grupo político que defendia maior autonomia para as províncias e outro que defendia a centralização política.


Facções que procuravam divulgar seus pensamentos e objetivos políticos para mobilizar a opinião publica:

  •  Restauradores: defendiam o retorno de D Pedro I para o Brasil e a centralização do poder em suas mãos.
  •  liberais modernos: monarquia constitucional e do governo centralizado
  •  Liberais exaltados: democracia e estabelecer uma republica.
  • Guarda Nacional: milícia civil formada pela elite. Sua função era proteger os interesses da elite.
  • Código de Processo Criminal: autonomia aos juízes municipais, passando a ser eleitos nos próprios municípios.
  • Ato Adicional: conjunto de leis completamente liberal. Dá autonomia para as províncias. Mudou também a quantidade de regentes( a regência trina passou para regência una). Os moderadores se dividiram em :
  • Progressistas: favoráveis as determinações do documento
  • Regressistas: contra
Quando a Regência passou a ser Una, o Padre Diogo Antonio Feijó assumiu o cargo. Este apoiava a autonomia das províncias, no seu governo houve o inicio de duas grandes revoltas( a Cabanagem e a Farroupilha), e no final de seu governo perdeu o apoio do Parlamento, pois houve uma eleição para deputados em que o grupo dos regressistas ganhou.
Esses Regressistas iniciaram um processo de centralização política do Império. Havendo a Lei de Interpretação do Ato Adicional, que revogava os poderes delegados às províncias.

Revoltas Regenciais


  • Cabanagem:
Ocorreu na província do Grão-Pará. Formada por camponeses, índios, mestiços, escravos foragidos, trabalhadores pobres e uma minoria branca, contava com o apoio da aristocracia local. O objetivo era o direito à terra e o fim da escravidão. Alem das mais de 30 mil mortes houve a destruição das lavouras e das moradias dos cabanos.

  • Revolta dos Malês

Ocorreu na Bahia. Foi um movimento organizado pelos escravos muçulmanos. O objetivo era exterminar os brancos e todos aqueles que se mostrassem contrários ao movimento ou delatassem as lideranças.

  • Revolta dos Farrapos

Poderosos Pecuaristas X Governo Central.  A causa da rebelião foi uma medida alfandegária decretada pelo governo federal, que reduziu os impostos de produtos oriundos da região do Prata. O objetivo era conquistar maior autonomia , porém manter os vínculos com o Império e preservando seus interesses comerciais.

Economia no século XVIII no Brasil

O Brasil,no século XIX,  tornou- se o maior produtor e exportador de café do mundo. Eram utilizados latifúndios monocultures escravocratas. O clima da região do Vale do Paraíba favoreceu o desenvolvimento da cafeicultura, os brejos e pântanos drenados da Baixada Fluminense tornaram-se locais ideais para as primeiras plantações. Grande parte das culturas de cana do Oeste Paulista foi substituída por cafezais, onde também favoreceu devido ao solo de terra roxa.
O Brasil era formado por grandes fazendeiros e altos funcionários públicos, escravos, população pobre livre e as camadas médias urbanas.
Além do café, era produzido borracha, algodão, tabaco, cacau, cana, milho, feijão, mandioca e pecuária.



Leis:

  • Tarifas Alves Branco : com o objetivo de aumentar a arrecadação brasileira, o ministro Alves Branco aumentou os impostos.
  • Bill Aberdeen: lei dos ingleses tornava legal a apreensão de navios de qualquer nacionalidade.
  • Lei Eusébio de Queiroz :  no Brasil, a partir de 1850, estava proibido o tráfico de negros.

A Inglaterra pressionou o Brasil para suspender o tráfico negreiro, com isso, os negros estariam livres e poderiam comprar os produtos ingleses(claro que os ingleses queriam se prevalecer!!).

Com o fim do tráfico negreiro, o capital que era utilizado para este foi utilizado para outros investimentos, como bancos, estabelecimentos comerciais, navegação, companhias de seguro, transporte de gás e urbano. Isso favoreceu o aparecimento de indústrias no Brasil.

No Oeste Paulista houve a introdução de imigrantes(não só europeus mas japoneses também), esses imigrantes firam chamados pelos grandes barões do café, que falaram que pagariam a viagem e as necessidades, e depois os imigrantes teriam que pagar, mas não falou do altos juros. Com isso, os imigrantes estavam fazendo o papel de escravos.  Eles não podiam mandar cartas, mas alguns conseguiram e comunicou com o seu governo que interferiu e pediu o auxilio do governo brasileiro para supervisionar o trabalho dos imigrantes. Alguns barões que não conseguiam os imigrantes, faziam o comércio interno de escravos.

Algumas fotos:




Qualquer dúvida, perguntem!!

Beijinhos

Atena

Nenhum comentário: