segunda-feira, janeiro 9

Hábito Péssimo e Público

Que hábito péssimo esse das pessoas fumarem em todos os lugares e a qualquer hora do dia! No Domingo(8), um dia com chuva fina que caiu o dia inteiro, fui ao clube(pois é, fui ao clube com chuva...) e tinha um senhor na mesa ao lado que estava fumando um cigarro de palha(cheiro inconfundível, ruim, fedido....). Eu quase morri porque aquele cheiro fica um tempão e é MUITO ruim.
Para as pessoas não fumarem em determinados locais é necessário colocar a plaquinha "PROIBIDO FUMAR" e até pode resolver(naquele local), mas acho que esse hábito horrível deveria acabar. Além de fazer mal ao fumante, tem as pessoas que estão em volta(os fumantes passivos = indiretos). 
O fumante fica fedendo a fumo e a pratica de fumar trás malefícios à saúde do fumante(alguns exemplos: hipertensão arterial, infarto do miocárdio, aterosclerosebronquite crônicaangina pectoris, tromboangeíte obliterada, enfisema pulmonar, cânceres de pulmão, boca, laringe, esôfago, estômago, pâncreas, bexiga, rim, faringe, colo de útero, mama, reto, intestino e próstata. Diabetesotiteamigdaliteosteoporoseacidente vascular cerebral, aneurisma da aorta, estomatite, aborto, linfoma, catarata, periodontite, tuberculose, deslocamento precoce da placenta e sinusite, entre algumas outras.) e também à saúde dos que estão próximos.
Temos que conscientizar a população para acabar com o tabagismo(ou fumo, se preferir), não adianta colocar, somente, as placas de "PROIBIDO FUMAR" ou colocar aquelas fotos feias nas embalagens, mas devemos fazer campanhas, movimentos, folhetos, acabar com as áreas exclusiva para os fumantes e conversar CIVILIZADAMENTE com os fumantes.
Lembrando do caso que mencionei no início da postagem, a pessoa nem notou(não só aquele idoso mas os demais fumantes) que estava incomodando as pessoas que estavam ao seu redor, pois já está acostumado com o cheiro e acha que é normal. 
Para abandonar o vício são necessárias algumas atitudes como: grande motivação individual, estabelecer uma data específica, solicitar a ajuda de um profissional a fim de obter remédios para passar pela síndrome de abstinência da melhor forma possível.


Acho que deu para dar a dica né??!! Vamos lá galera, vamos lutar para o mundo sem cigarro!!!


Atena


Um comentário:

Mari Araújo disse...

Realmente é horrível fumar!
A pior coisa do mundo é isso!
http://garotinhavirtual.blogspot.com