sexta-feira, setembro 30

História

Pessoal, sei que já escrevi sobre esse assunto, nesse post, só que me pediram para fazer um resumo pro povo estudar..(ê galera preguiçosa hen...)... Mas, bora lá...(E, É BEM GRANDE JÁ QUE É O RESUMO DE 2 CAPÍTULOS GRANDES TAMBÉM....)

Em 1806, Napoleão Bonaparte, um grande estrategista e o imperador do grande império francês, decretou o Bloqueio Continental com a Inglaterra, que consistia em os países europeus não deveriam fazer comércio com a Inglaterra, já que ele não conseguia derrotá-la militarmente já que era muito boa em questões civis e militares(grande força militar) e a sua localização geográfica(que era uma ilha banhada de água por todo o seu litoral...claro). Como os portugueses não cumpriram, já que possuíam uma grande dívida com a Inglaterra, eles não seguiram tal bloqueio, e então Bonaparte mandou invadir Portugal. Mas, Portugal e Inglaterra já estavam imaginando que isso ocorreria e, as escondidas, estavam se encontrando para fazer acordos de segurança. Dom  João VI, sua mãe e rainha Dona Maria e membros da corte portuguesa fugiram para a Colônia Portuguesa. Com, a chegada da família real no Brasil, D. João assinou a abertura dos portos para nações amigas( INGLATERRA) extinguindo o pacto colonial, que consistia na exclusividade de compra e venda de matérias-primas e produtos da Metrópole Portuguesa e a Colônia Brasileira. E como era uma colônia com sua maioria de indígenas(população local) e alguns membros da elite, houveram muitas mudanças:

  • tiveram que criar novos bairros devido o aumento populacional, chegaram cabeleireiros franceses, lojas de roupas, tabacarias, joalherias, chapelarias, entre ouras inúmeras novidades que seriam usufruídas por uma pequena parte da população.
  • Houveram também a criação do Arquivo Central(onde reunia projetos políticos, mapas, cartas), a Imprensa Régia, o primeiro jornal - Gazeta do Rio de Janeiro -, a inauguração do Observatório Astronômico, o Jardim Botânico e a Biblioteca Real. Lembrando que a imprensa era limitada, para não haver a propagação das ideias da Revolução Francesa.
Até antes da chegada da Família de Bragança(a família Real), nenhum cientista poderia vir para o Brasil sem a autorização do Rei, só que ao chegar ao Brasil, D. João autorizou todos os países a virem para o Brasil, e estudar a fauna, a flora, a geografia, a geologia e a etnologia do território. Houveram também as missões artísticas:

  • Em 1816, a Missão Artística Francesa que tinha como objetivo embelezar a cidade do Rio de Janeiro e ensinar a arte;
  • E, em 1817, a Missão Austríaca que documentou o Brasil em forma de arte.
D. João assinou, em 1810, dois tratados:

  • o de Aliança e Amizade
  • e o de Comércio e Navegação
e, esses tratados favoreciam à economia inglesa, já que as tarifas alfandegárias eram de

  • 15% para os produtos ingleses
  • 16% para os produtos portugueses
  • e 24% para os produtos das demais nações
Com isso, também atardou o processo de industrialização na colônia, já que não tínhamos recursos, tecnologia e os produtos ingleses eram mais baratos e melhores.
D. João também criou o Banco do Brasil, a Casa da Moeda, escolas como a da Marinha, Médico-Cirúrgica e a Médica do Rio de Janeiro, melhorias no saneamento básico e a política expansionista.
E 1815, o Congresso de Viena restabeleceu as antigas monarquias, mas a de Portugal, eles não reconheceram, já que estavam do outro lado do Oceano, então D. João elevou o Brasil a condição de Reino Unido a Portugal e Algarves tornando a sua permanência no Brasil.
Em Pernambuco , houve a Insurreição Pernambucana que consistia em se separar do governo do Brasil, o governo ser uma república e institui um governo provisório que tinham os princípios de liberdade, de consciência e de culto. As suas causas foram:

  • regalias que os portugueses tinham 
  • e a presença muito grande de portugueses
Com a perda do monopólio do comércio brasileiro e dos privilégios dos portugueses, Portugal estava com uma economia na beira da falência. Houve, em 1820, a Revolução do Porto que exigia a volta imediata do D. João e a convocação da Assembleia Constituinte. D. João voltou para Portugal, as Cortes foram convocadas e deu início a nova Constituição - a passagem da monarquia para a ordem liberal -  e deixou, no Brasil, seu filho D. Pedro como príncipe regente da Colônia.



Bom, acabou o primeiro capítulo que eu queria falar, e agora vai começar o segundo que é mais rapidinho...



Com a abertura dos portos, com o fim do Pacto Colonial e a elevação do Brasil para Reino Unido a Portugal e Algarves,  o Brasil não poderia mais ser considerado uma colônia.
No Brasil, haviam dois partidos(grupos de opiniões):

  • Partido Português: composta por comerciantes, funcionários públicos e alto escalão do Exército. Defendia o retorno de D. Pedro a Portugal e a implementação de medidas recolonizadoras
  • Partido Brasileiro: comerciantes, latifundiários, e profissionais liberais. Interesses dos que se beneficiaram com as mudanças da vida brasileira.
No dia 9 de Janeiro D. Pedro recebeu um abaixo-assinado com centenas de de brasileiros para permanecer no Brasil e essa data ficou conhecida como o dia do Fico.
No dia 7 de Setembro D. Pedro declarou a Independência do Brasil no alto da colina do Rio Ipiranga.
A elite tinha que assegurar a sua estabilidade na política. E, o poder era dividido em

  • Legislativo
  • Judiciário
  • Executivo
Como a Assembleia Constituinte queria limitar o poder de D. Pedro, ele a fechou e colocou mais um poder

  • o Moderador que dava ao rei o absolutismo
A Confederação do Equador tinha o objetivo de colocar o fim do tráfico negreiro e instalar uma república democrática, os revoltosos foram presos e alguns mortos.
D. Pedro, no início do governo, era muito popular, mas depois começaram as revoltas, as guerras. Aproveitando tais desastres ele voltou para Portugal para honrar o nome de sua filha- Maria da Glória - já que seu irmão D. Miguel deu um golpe de estado e tomou o trono português. Deixou no Brasil, o seu filho D. Pedro de Alcantra como príncipe regente, mas como ele só tinha 5 anos, ele teve que eleger 3 regentes, havendo a Regência Provisória, pelo voto censitário.


FIM

Bjoss e tô atrasada..

Atena

4 comentários:

Anônimo disse...

vc podia fazer isso sempre, pois assim fica mais facil de estudar.
adorei esse resumo olha tem outras matérias tambem...tô esperando os resumos
ME AJUDA PELO AMOR DE DEUS......

Anônimo disse...

Não acreditei quando me falaram que a matéria da minha prova estava resumida aqui, tão fácil e de forma tão objetiva.........VALEU DEMAIS VEIO............agora eu tiro dez....é só ler mais de uma vez que resumiu mais de 20 páginas

Anônimo disse...

o Atena minha querida, estou gostando de ver seu empenho não só em matérias diversas como em matérias escolares....sua mãe deve ter muito orgulho de você.
continue assim e mantenha o nível de qualidade de seu blog.
beijos
Educadora Antenada

Atena disse...

olá anônimos... desculpa a demora para responder, mas pode deixar que eu faço sim!!! tomara que vc consiga sim tirar uma nota mtu boa.... pode deixar que eu vou deixar o nível do blog assim e melhor... bjoos