terça-feira, setembro 7

Região Sul do Brasil

CLIMA
O clima predominante do Sul, é o Clima Tropical(NORTE DO PARANÁ), e o Clima Subtropical(O RESTANTE DA REGIÃO).

RELEVO
Na região central do Paraná e no planalto serrano de Santa Catarina e do Rio Grande do Sul, o inverno costuma registrar temperaturas abaixo de zero, com o surgimento de geada e até de neve em alguns municípios.

VEGETAÇÃO
A vegetação acompanha essa variação da temperatura: nos locais mais frios predominam as matas de araucária (pinhais) e nos pampas, os campos de gramíneas.

ECONOMIA
A Região Sul vê sua economia se transformar com o crescimento do setor industrial.

TRANSPORTE
A região possui uma boa malha rodoviária, apesar de insuficiente, em razão do grande movimento rodoviário de veículos leves e de cargas. O transporte fluvial é bom em alguns rios e o marítmo, possui no porto de Paranaguá (Paraná) seu principal ponto de apoio, com grande movimento, principalmente para a exportação de grãos e cereais em geral. Existe um razoável movimento ferroviário.O transporte aéreo é bem movimentado, principalemente em Porto Alegre, Curitiba, Florianópolis, Fóz do Iguaçú, Londrina e Itajaí.
Aproveitem para estudar um pouco mais dessa região, que também houve um grande índice de migração européia como por exemplo os italianos, polonesês e alemães.



Nenhum comentário: