Crescimento Populacional
- CV=TN-TM(Crescimento Vegetativo__ou populacional__=taxa de natalidade-taxa de mortalidade)
- TN(Taxa de Natalidade): nº de nascimentos no ano(em todo o mundo)
- TM(Taxa de Mortalidade): nº de mortes no ano
- A TM está em queda devido ao:
- Saneamento básico;
- Revolução Sanitária;
- Avanço da medicina
- Expectativa de vida.
- Há uma desigualdade na TN devido o planejamento familiar, o método de anticoncepcionais, a mulher no mercado de tralho e o atardamento do casamento.
- Os países pobres possuem uma alta TN devido às condições de trabalho e as condições de vida, lembrando que a população é rural, necessitando assim de mão de obra.
- A população é distribuída de forma desigual pelo mundo. As áreas favoráveis são aquelas de relevo plano, clima ameno, solo fértil, disponibilidade de água e proximidade de rios e mares. As áreas hostis são aquelas de maior dificuldade para a fixação humana, como as altas montanhas, desertos e geleiras.
Estrutura Etária
- O país deve conhecer a estrutura etária de sua nação para planejar futuros investimentos governamentais para tal faixa etária.
- Países Pobres: população jovem
- Países Ricos: população idosa
- Pirâmide Etária: gráfico que representa a quantidade de homens e mulheres com suas respectivas idades. Quando a base da pirâmide é larga significa que há o predomínio de jovens(países pobres) e quando o intermédio e o topo desta é largo significa que o país é rico.
País Pobre(à esquerda), País Rico(À esquerda) |
- Causas do Envelhecimento Populacional: desenvolvimento da medicina, urbanização, aumento dos serviços de infraestruturas e planejamento familiar. Consequências: aposentadoria, sistema de saúde e falta de mão de obra nos setores.
Aquecimento Global
- Com as expansões das atividades industriais e o aumento da queima de combustíveis fósseis a poluição ambiental cresceu em várias regiões do mundo.
- 1972: Estocolmo: discutia o meio ambiente, como a poluição de longe alcance, destruição da camada de ozônio e o destino dos lixos tóxicos.
- 1992: Rio 92: desenvolvimento sustentável e segurança ambiental.
- Efeito Estufa: fenômeno natural e benéfico(até determinado ponto), pois possibilita a temperatura adequada na Terra.
- Aquecimento Global: elevação das temperaturas médias da Terra. Os países ricos são os que mais emitem CO2, pois são os mais industrializados.
- 1997: Protocolo de Kyoto: determina metas de redução da emissão de gases responsáveis pelo efeito estufa. Mas, os EUA não aceitou porque afirmava que haveria um grande déficit na economia do país e que não contribuía para a melhora do clima.
- Há as fontes de energia alternativa, e entre elas estão as "limpas" que são as eólicas, geotérmicas, solar, energia nuclear e biomassa(ou biocombustível)
Água
- As causas da escassez são o aumento do consumo populacional(que também cresceu), irrigação e a poluição de rios e lagos.
- Erosão: as águas da chuva transportam camadas de sedimentos dos solos, os desmatamentos e as técnicas agrícolas inadequadas.
- Desertificação: perda da vegetação, deixando o solo arenoso e pobre.
- Desflorestamento: corte indiscriminado das árvores, queimadas e isto também favorece ao impacto no aquecimento global.
- Desenvolvimento Sustentável: é possível conciliar desenvolvimento econômico com a conservação dos recursos naturais.
Regionalização
- Primeiro Mundo: países ricos e capitalistas
- Segundo Mundo: países do Bloco Socialista
- Terceiro Mundo: países pobres capitalistas
- Países do Norte ou Países Desenvolvidos e Países do Sul, mas essa divisão não foi muito utilizada porque havia uma grande generalização.
- Países Ricos: altamente industrializados, domínio de pesquisa e tecnologia, comanda a economia global, multinacionais, grande exportadores de tecnologia, serviços e produtos, ótima qualidade de vida, acesso à assistência médica e educação de alto nível.
- Países em Desenvolvimento(ou Emergentes): áreas arcaicas e pobres. dinamismo econômico e inserção no mercado externo. BRIC(Brasil, Rússia, Índia e China). Vasto território, economia dinâmica e grande população.
- Países Menos Desenvolvidos(ou Pobres): baixa renda per capita, subnutrição, fome e analfabetismo. Economia fraca, mercado interno inexpressivo, precárias condições de vida, dependência do capital externo e tecnologia importada. Industrialização inexistente e infraestrutura básica precária.
- Objetivos do Milênio: sustentabilidade do planeta e desenvolvimento social.
- IDH(Índice de Desenvolvimento Humano):
- até 0,499 - Baixo
- de 0,500 até 0,799 - Médio
- acima de 0,800 - Alto
- Mapas em Anamorfose: mapas que evidenciam determinada informação.
O mapa de baixo mostra a população mundial em anamorfose. |
Globalização
- conjunto de ações que interligam e tornam as nações independentes, em termos econômicos, culturais, sociais e políticos.
- Neoliberalismo Econômico: livre comércio e livre concorrência.
- Banco Mundial e Fundo Monetário Internacional: emprestam dinheiro às nações pobres e impõe regras e juros aos mesmos.
- Primeira Revolução Industrial: máquina a vapor movidas à carvão ==> aumento da produção industrial . Houve a disputa e a colonização da África e da Ásia.
- Segunda Revolução Industrial: energia elétrica e do petróleo.Houveram grandes descobertas científicas como o telégrafo, o telefone, a luz elétrica, o cinema, o rádio, etc. Linha de Produção: sistema de montagem de produtos que barateou custos, ampliando a capacidade de produção e a oferta de bens e mercadorias.
- Terceira Revolução Industrial: sofisticação do conhecimento, que passou a ser utilizada por empresas de alta tecnologia(como: informática, robótica, farmacêutica, etc)
Efeitos da Globalização
- Aumentou a desigualdade entre os países.
- Para poder reduzir custos com a mão de obra e os preços dos produtos
- Países Emergentes: mão de obra barata, governo facilita a implantação de multinacionais.
- Desemprego: a necessidade de aumentar a produtividade fez com que fosse substituída por máquinas de alta tecnologia e substituindo a mão de obra humana.
- Capitalismo: globalização+consumismo. E, a propaganda influencia muito nisso.
- Efeitos do consumismo: quantidade de resíduos sólidos, retirada de matérias primas.
- Índice de Gini: oposto ao IDH.
América
- Possui uma grande extensão latitudinal(Norte-Sul)
- América do Norte: Canadá, EUA e México
- América Central: Belize, Honduras, El Salvador, Guatemala, Haiti, Nicarágua, Panamá, Costa Rica, Cuba, República Dominicana, Bahamas, Jamaica, Barbados, etc
- América do Sul: Brasil, Argentina, Paraguai, Uruguai, Venezuela, Bolívia, Chile, etc
- Relevo:
- Na Costa Oeste do território há uma barreira natural que impede a passagem dos ventos úmidos vindos do oceano Pacífico.
- Quanto + alto, - temperatura
- Quanto + baixo, + temperatura
- Massas de Ar Polares: responsáveis pela queda de temperatura.
- Correntes Marítimas:
- Frias: corrente de Humboldt, da Califórnia, do Labrador e do Cabo Horn
- Quentes: Corrente do Golfo, do Caribe e do Brasil
- Climas:
- Frio: inverno longo, temperaturas abaixo de 0º, solo coberto por neve, taiga(coníferas, muito explorada economicamente)
- Polar: neve o ano todo, temperaturas baixas, tundra(musgos e líquens)
- Frio de Montanha: temperaturas variam entre 5º e 15º, vegetação de altitude(características variadas, depende da altitude do terreno)
- Temperado: estações bem definidas, inverno frio e verão quente, floresta temperada(árvores de grande porte, folhagens densas), pradarias, campos ou pampas(gramíneas e arbustos)
- Subtropical: invernos amenos, verão quente, chuvas bem distribuídas, mata de araucária.
- Tropical: estações bem definidas, inverno seco, verão chuvoso, floresta tropical.
- Equatorial: temperaturas elevadas, alto índice pluviométrico, floresta equatorial(grande diversidade de animais e vegetais)
- Semiárido: temperaturas elevadas, chuvas escassas e mal-distribuídas, caatinga(árvore de pequeno porte troncos retorcidos, espinhosos, cactos)
- Árido ou Desértico: escassez de chuvas, temperaturas altas durante o dia e baixas de noite, vegetação escassa, plantas espinhosas e raízes profundas.
- Relevos:
- Montanhas recentes e altos planaltos(nascem rios que percorrem o continente em direção aos oceanos, formando grandes bacias hidrográficas)
- Planaltos e Montanhas Antigas: leste do continente
- Planícies e Depressões: interior do continente
- Bacias:
- Amazônica: maior bacia do mundo com rios navegáveis e piscosos
- Platina: rio de planaltos, regiões mais industrializadas
- América pré-colombiana
- Astecas: terras mexicanas, avançadas técnicas de construção, criava animais e praticava o comércio, conhecia a metalurgia
- Maias: Belize, Guatemala, Honduras, El Salvador e parte do México, conhecimento arquitetônico.
- Incas: Peru, Equador, Bolívia e parte do Chile, caçadores e coletores e/ou praticavam formas rudimentares agrícolas.
- Assim que Cristóvão Colombo chegou ao novo continente achando que estava nas índias, os europeus começaram a explorar o novo território. Com isso, os nativos ficaram doentes(junto com os imigrantes vieram as doenças), brigas para dominar o local e os europeus dominaram o território.
- América Anglo-saxônica: formada pelos EUA e Canadá.
- América Latina: formada pelos demais países, colonizada pelos portugueses e espanhóis(idioma de origem latina) e religião católica.
- Colônia de Povoamento: utilizada para povoar(
não me diga??!!) - Colônia de Exploração: utilizada para explorar(
não me diga??!!), havia o pacto colonial(metrópole-colônia), plantations. - No Norte dos EUA: agropecuária e manufatura(colônia de povoamento)
- No Sul dos EUA: plantio de tabaco e algodão, trabalho escravo, plantations
- O EUA foi formado a partir de compra e guerra do território.
- O Canadá foi colonizado pelos franceses e os britânicos, os habitantes de origem francesa, era conhecida por québéquois.
- Elite nascida no solo americano = criollos ==> liderara intensos movimentos de independência
- Países Ricos ou Desenvolvidos: EUA e Canadá
- Países em Desenvolvimento ou Emergentes: México, Brasil e Argentina
- Países Pobres ou Subdesenvolvidos: os demais países
- Economia dos EUA e Canadá:
- ativa e dinâmica
- altos investimentos de capital
- tecnologia avançada
- aumento da produtividade
- Agricultura
- intensa, ou seja, realizada com recursos tecnológicos avançados
- abastece o mercado interno e externo
- Indústria:
- evolução na tecnologia
- alta tecnologia
- multinacionais
- Comércio e Serviço:
- muito especializado, sofisticado e geram o maior emprego
- Economia dos Países Subdesenvolvidos
- baixo grau de tecnologia
- Indústria
- baixo nível de industrialização
- multinacionais
- Extrativismo
- de recursos naturais
- Agricultura
- plantations
- pequenas propriedades familiares
- falta de tecnologia
- Crescimento Dependente:
- países pobres há uma má distribuição de renda e a precariedade dos serviços sociais.
- México, Brasil, Argentina e Chile são países em desenvolvimento, pois o seu grau de dependência econômica e tecnológica dos países ricos os torna vulneráveis e submissos aos interesses dessas nações.
Beijinhos
Atena
2 comentários:
Atena do meu s2!!! vc resumiu mta coisa em 5 pags e olha q eu tirei as fotos\1!!!!!!! tanks, tanks, tanks.....
Olá!!! Muito legal aki!!! Que bom que tem a minha matéria.... ajudou muitoooo!! Obrigadaaa
Postar um comentário